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sexta-feira

O que devo fazer para tentar resolver um conflito de consumo?

 

Mediação de Conflitos

Quantas vezes já estive perante um conflito de consumo? 

Sem saber muito bem como agir e onde recorrer. Fica perdido e focado na discussão, que nem percebe que existem meios para atingir os fins, a preços hilariantes 👌

Vamos desmistificar e dar a conhecer de forma sucinta o que pode fazer para tentar resolver um conflito de consumo:

1º Passo

Entre em contato com a empresa, o profissional ou o serviço e tente resolver o problema diretamente com eles. Caso a conversação seja tendenciosa, gerando mais ofensas do que resoluções, deve contactar através de um meio que evita o caos e que simultaneamente permite provar à posterior (por exemplo, carta registada com aviso de receção ou e-mail com aviso de leitura), informando-o da existência de um problema e pedindo-lhe uma resposta, num determinado prazo.

Preencher o LIVRO DE RECLAMAÇÕES também é uma solução. Descreve os motivos da reclamação e inclusive pode documentar com anexos.

2º Passo

Se a empresa ou o profissional não responder ou não conseguir chegar a um acordo, entre em contato com uma agência de proteção ao consumidor ou órgão regulador do setor. 

Tem três opções que pode recorrer:

👉Ao apoio de um serviço de proximidade, habitualmente designado CENTRO DE INFORMAÇÃO AUTÁRQUICO AO CONSUMIDOR  (aqui fica o pertencente à Câmara Municipal do Seixal, distrito de Setúbal - Procure o da sua zona )

👉A um meio de resolução alternativa de litígios (mediação, conciliação ou arbitragem) através dos CENTROS DE ARBITAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO.

👉JULGADOS DE PAZ que decidirá quem tem razão. 

Estes meios são mais rápidos, mais baratos e tão seguros como os tribunais. 

3º Passo

Se nem mesmo assim conseguir resolver o problema, considere entrar em contacto com um advogado. Estes meios são mais dispendiosos e morosos e nem sempre acessíveis a todos os cidadãos. 

Estas são as opções que pode considerar. Espero que ajude! 😊

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