Mediação de Conflitos |
Quantas vezes já estive perante um conflito de consumo?
Sem saber muito bem como agir e onde recorrer. Fica perdido e focado na discussão, que nem percebe que existem meios para atingir os fins, a preços hilariantes 👌
Vamos desmistificar e dar a conhecer de forma sucinta o que pode fazer para tentar resolver um conflito de consumo:
1º Passo
Entre em contato com a empresa, o profissional ou o serviço e tente resolver o problema diretamente com eles. Caso a conversação seja tendenciosa, gerando mais ofensas do que resoluções, deve contactar através de um meio que evita o caos e que simultaneamente permite provar à posterior (por exemplo, carta registada com aviso de receção ou e-mail com aviso de leitura), informando-o da existência de um problema e pedindo-lhe uma resposta, num determinado prazo.
Preencher o LIVRO DE RECLAMAÇÕES também é uma solução. Descreve os motivos da reclamação e inclusive pode documentar com anexos.
2º Passo
Se a empresa ou o profissional não responder ou não conseguir chegar a um acordo, entre em contato com uma agência de proteção ao consumidor ou órgão regulador do setor.
Tem três opções que pode recorrer:
👉Ao apoio de um serviço de proximidade, habitualmente designado CENTRO DE INFORMAÇÃO AUTÁRQUICO AO CONSUMIDOR (aqui fica o pertencente à Câmara Municipal do Seixal, distrito de Setúbal - Procure o da sua zona )
👉A um meio de resolução alternativa de litígios (mediação, conciliação ou arbitragem) através dos CENTROS DE ARBITAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO.
👉JULGADOS DE PAZ que decidirá quem tem razão.
Estes meios são mais rápidos, mais baratos e tão seguros como os tribunais.
3º Passo
Se nem mesmo assim conseguir resolver o problema, considere entrar em contacto com um advogado. Estes meios são mais dispendiosos e morosos e nem sempre acessíveis a todos os cidadãos.
Estas são as opções que pode considerar. Espero que ajude! 😊
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