KEROCUIDADOS HOME |
Antes de iniciar o frio ou depois de uma atividade intensa no inverno, a limpeza da lareira é imprescindível para aproveitá-la ao máximo, mas também para garantir a sua segurança.
Quer seja uma lareira moderna , antiga ou de pedra , mantenha-a cuidada para que se mantenha com uma ótima aparência.
Aqui estão os passos a seguir para limpar e manter a lareira a funcionar adequadamente:
Limpar a chaminé 🔥🔥🔥
Em primeiro lugar, é necessário efectuar a limpeza da chaminé. É obrigatório que seja realizado uma vez por ano. Se não o fizer regularmente, corre o risco de sofrer um incêndio. Para tal, estão disponíveis duas soluções: pode recorrer a um limpa-chaminés profissional, que lhe dará um documento útil para o seu seguro, ou seja você mesmo a fazê-lo. Neste caso, use uma escova de náilon especial para escovar, chamada ouriço. Esta escova permitirá realizar uma limpeza profunda sem danificar os elementos de aço inoxidável da tubagem.
Limpar a lareira também é muito importante 🔥🔥🔥
Pode-se dizer que o primeiro passo é fazer a remoção das cinzas. Mas lembre-se que a segurança sempre deve estar em primeiro lugar, portanto, para fazer esta tarefa espere que as brasas se apaguem completamente, assim evita o risco de queimaduras. Comece por aspirar para remover as cinzas, ou faça com uma vassourinha e uma pá metálica . Em seguida, limpe as manchas com um pincel embebido em uma mistura de vinagre e água. Repita quantas vezes forem necessárias para que fique a lareira perfeitamente limpa. Para proteger as pedras ou tijolos que envolvem e decoram a lareira, cubra-os com cera incolor, desta forma a tornará à prova de manchas. Para reavivar a cor, também pode usar óleo de linhaça.
Limpeza da janela 🔥🔥🔥
Limpar o vidro da lareira é imprescindível para desfrutar por muito tempo da vista das chamas. Na verdade, vestígios de fuligem podem aparecer após um certo tempo, dando um aspecto sujo e desagradável. Para fazer isso, pode optar por usar um produto em pulverizador especificamente para limpar janelas. Mas para uma solução mais natural e ecológica, também pode utilizar as cinzas da lareira, são realmente um tira-nódoas muito bom!