Se calhar já ouviu falar ou sentiu na própria pele que é incapaz de largar por momentos o trabalho, desligar o botão e fazer uma pausa ou até mesmo tirar umas férias...
"Viciado do trabalho"
Este tipo de pessoas, são chamados de workaholics, são pessoas que trabalha compulsivamente, um dia para elas deveria ter 48 horas. Um workaholic tem dificuldade em limitar o tempo que passa no trabalho, apesar das consequências negativas, como os danos nas suas relações interpessoais e na sua saúde.
Aqui ficam alguns sinais que o podem deixar em alerta:
📌 Trabalha muito e tem dificuldade em parar ?
📌Sente-se culpado ou ansioso quando não está a trabalhar ?
📌 Leva trabalho para casa ou para as férias e não consegue se desconectar ?
📌 Pensa obsessivamente sobre o trabalho, mesmo quando não está a trabalhar ?
📌Sacrifica a sua saúde, os seus relacionamentos ou os seus hobbies pelo trabalho?
📌Tem problemas de sono, stress, ansiedade ou depressão relacionados com o trabalho ?
Se respondeu sim a algumas destas perguntas, pode ser que seja um workaholic.
E ser um workaholic não é o mesmo que ser produtivo, dedicado ou apaixonado pelo que faz. É um comportamento viciante que pode prejudicar a sua qualidade de vida e a sua saúde mental.
Mas o que será que causa Workaholic ?
Esta condição pode ter várias causas, como a competitividade dos tempos modernos, a vaidade em demonstrar desempenho acima da média, a falta de confiança em si mesmo e nos seus dotes ou a baixa autoestima. O workaholic pode sofrer consequências negativas para a sua saúde física e mental, como o stress, ansiedade, depressão, burnout, entre outras. Além disso, o workaholic pode prejudicar as suas relações sociais e familiares, pois não dedica tempo nem atenção a elas. Por isso, é importante reconhecer os sinais e buscar ajuda profissional para entender as causas e as consequências do seu comportamento workaholic. Também é fundamental aprender a estabelecer limites saudáveis entre o trabalho e a vida pessoal, a valorizar outras áreas da sua vida e a cuidar da sua saúde física e mental.
Amar o seu trabalho é sentir prazer e satisfação pelo que faz, sem deixar de lado outras áreas da sua vida. A diferença entre os dois estados, está na capacidade de equilibrar o envolvimento com o trabalho e o bem-estar pessoal e familiar. Faça o que gosta, com excelência e da melhor maneira possível, crie rotinas e agregue prazeres para desfrutar da vida. Seja feliz e faça os outros felizes também.
Lembre-se: trabalhar demais não é sinal de sucesso, mas sim de desequilíbrio.
"A vida é curta demais, o tempo é absolutamente valioso e não volta"
"Viva! Ame mais, seja Grato e principalmente seja FELIZ"
Investimento Imobiliário em Portugal
Contactos
Email: kerocuidados.decor@gmail.com
WhatsApp: (+351) 933 288 131