Conheça as diferenças |
Depósitos, certificados e investimentos são três formas de aplicar o seu dinheiro, mas com características diferentes.
Os depósitos são contas bancárias que pagam uma taxa de juro fixa ou variável pelo período que o cliente escolher. Os certificados são títulos de dívida pública que também pagam uma taxa de juro, mas que depende da evolução da Euribor e de prémios de permanência. Os investimentos são produtos financeiros, bem imóveis, empresas, negócios, etc, que podem oferecer uma maior rentabilidade, mas que também envolvem mais riscos, custos e conhecimento.
Os depósitos são os produtos mais seguros, pois garantem o capital investido e estão protegidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos até 100 mil euros por titular e por banco. No entanto, as taxas dos depósitos nesta altura, estão muito baixas e muitas vezes não compensam a inflação. Além disso, os depósitos pagam imposto sobre os juros (28%) e podem ter custos de manutenção ou penalizações por mobilização antecipada.
Os certificados são outra opção segura, pois também garantem o capital investido e estão isentos de imposto sobre os juros. Os certificados podem ser subscritos nos CTT ou no AforroNet e têm um prazo máximo de 10 anos. Os certificados de aforro têm uma taxa base que é a média da Euribor a 3 meses mais 1%, com um mínimo de 0% e um máximo de 3,5%. A esta taxa base somam-se prémios de permanência a partir do segundo ano: 0,5% até ao quinto ano e 1% até ao décimo ano. Os certificados do tesouro têm uma taxa fixa nos primeiros sete anos (entre 0,75% e 1,65%) e uma taxa variável nos últimos três anos (média do PIB mais 2%, com um máximo de 3,5%). Os certificados têm um montante mínimo de subscrição de 100 euros e não podem ser resgatados nos primeiros três meses. A partir daí, podem ser movimentados sem custos.
Os investimentos são os produtos mais variados e complexos, pois podem incluir ações, obrigações, fundos, Imobiliário, PPR, ETF, entre outros. Os investimentos podem oferecer uma maior rentabilidade do que os depósitos ou os certificados, mas também implicam mais risco e custos. O risco depende do tipo de produto, do mercado, da empresa ou do país em que se investe. Os custos dependem da comissão de subscrição, gestão, resgate ou guarda dos títulos. Os investimentos também pagam imposto sobre os rendimentos (28% ou 21% no caso dos PPR) e podem ter limitações à mobilização.
Em suma, os depósitos, os certificados e os investimentos são formas distintas de aplicar o seu dinheiro, que devem ser escolhidas em função do seu perfil de risco, do seu horizonte temporal e dos seus objetivos financeiros.
Nós apostamos e crescemos no Investimento Imobiliário. Mas não é só isso. Nós também nos divertimos muito com as nossas aventuras imobiliárias. Já compramos um castelo assombrado, um hotel abandonado e uma ilha deserta. E ainda temos muito mais planos para o futuro.
Quer saber mais? Então venha fazer parte da nossa equipe de investidores doidos por Sucesso!
Investimento Imobiliário em Portugal
Contactos
Email: kerocuidados.decor@gmail.com
WhatsApp: (+351) 933 288 131