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Como elaborar um plano de negócio?

 

Ideias e Negócios


Não basta ter uma ou várias ideias inovadoras, para abrir um negócio é importante verificar se a ideia é viável e está de acordo com as necessidades dos consumidores e do mercado. Quer se trate de um produto ou serviço, tem que analisar e ser realista.

Quando a ideia de negócio surge é relevante conhecer e dominar o que vai fazer ou vender, como resolver um problema real dos clientes, oferecer soluções inovadoras e rentáveis. Lembre-se que, por vezes, as ideias mais bem-sucedidas são as mais simples.

Quais são as principais características de um bom negócio?

👉 Ter um objetivo para o seu negócio

👉 Ter um objetivo para o seu produto ou serviço

👉 Ter um diferencial competitivo

👉 Ter um mercado potencial, 

👉 Ter uma estratégia de marketing 

👉 Ter um plano financeiro

Não menos importante é preciso ter paixão pelo que se faz, persistência para superar os desafios e capacidade de adaptação às mudanças.


Quais são os benefícios do plano de negócios para uma Start-up?

Um plano de negócios é um documento que descreve os objetivos de um negócio e as etapas necessárias para alcançá-los. Ele é fundamental para identificar e se programar para os desafios, além de demonstrar a viabilidade da sua ideia para clientes, sócios e investidores.

Como fazer um plano de negócios?

1. Fazer um resumo executivo

O resumo executivo é uma síntese do plano de negócios e deve conter informações sobre o negócio, como o produto ou serviço oferecido, o público-alvo e a estratégia de vendas

2. Fazer uma análise de mercado

A análise de mercado é uma pesquisa sobre o mercado em que o negócio atuará. Ela deve conter informações sobre os concorrentes, fornecedores e clientes.

3. Plano de marketing

O plano de marketing deve conter informações sobre as estratégias de venda e divulgação do negócio.

4. Plano operacional

O plano operacional deve conter informações sobre como o negócio será gerenciado e quais serão as atividades realizadas.

5. Plano financeiro

O plano financeiro deve conter informações sobre os investimentos necessários para iniciar o negócio, as projeções financeiras e os indicadores financeiros.

6. Anexos

Os anexos são documentos que complementam o plano de negócios, como currículos dos sócios e contratos com fornecedores.

Finalmente chega a fase mais importante de todo este processo, a validação do cliente, que vai tornar o seu negócio um investimento de sucesso.


Qual é o objetivo da validação pelos clientes?

O objetivo da validação pelos clientes é avaliar se o que foi entregue atende as expectativas do cliente. Ou seja, se os requisitos, independentemente do que foi planeado, estão a ser implementados para atender aos desejos dos clientes, se o sistema é realmente aquilo que os clientes querem e se está a pagar para ter.


Agora já tem todas as diretrizes para passar das ideias ao papel e também sabe que pode contar com  


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