Em Portugal, é possível amortizar empréstimos à habitação sem pagar comissões até ao final de 2023. Esta medida foi tomada pelo Governo como apoio às famílias com crédito habitação, face ao aumento das taxas de juro. Para amortizar um empréstimo à habitação sem pagar comissões, é necessário que o contrato de crédito seja de taxa variável e que a amortização seja efetuada até ao dia 31 de dezembro de 2023.
Existem duas formas de amortizar um empréstimo à habitação:
💸Amortização parcial de empréstimo à habitação:
Esta amortização consiste em fazer entregas pontuais de valores ou em pagar um valor superior à prestação mensal contratada inicialmente, de forma a reduzir o número de anos do empréstimo e consequentemente o saldo devedor. Uma boa aposta para quem não consegue fazer poupanças significativas e não fez um grande sacrifício em pagar as prestações mensais, com a subida da taxa de juro é quando ocorrer a descida da taxa de juro, mantenha a prestação em alta e negocie com o banco a redução do número de anos do empréstimo.
💸Amortização total do empréstimo bancário:
Consiste em pagar o valor total do empréstimo, liquidando o mesmo. Neste caso é cobrado pelo banco uma comissão por liquidação antecipada, salvo exceções, como este ano de 2023 abrangida pelo novo Decreto-Lei n.º 80-A/2022.
Quais os passos a dar para poder amortizar o empréstimo habitação?
Para amortizar um empréstimo à habitação, é necessário contactar o banco credor e solicitar a amortização. O banco irá então emitir um documento comprovativo da amortização, que deverá ser guardado para efeitos de registo fiscal.
Quais são os benefícios de amortizar o crédito à habitação?
A amortização de um empréstimo à habitação pode trazer diversos benefícios, como:
✂Redução do saldo devedor ao banco:
Ao amortizar o empréstimo, o saldo devedor é reduzido, o que significa que vai pagar menos juros.
✂Ter a redução da prestação mensal paga ao banco, como decisão:
Ao reduzir o saldo devedor, a prestação mensal também é reduzida e caso não pretenda diminuir, negoceie o número de anos contratados inicialmente.
✂Libertação da hipoteca do património:
Ao amortizar o empréstimo, fica livre do encargo financeiro mais cedo do que o contratado, podendo dispor do património para outros fins.
Dicas importantes a considerar antes de amortizar um empréstimo à habitação:
👉Custos bancários da amortização antecipada:
Por norma os bancos cobram comissões pela amortização antecipada. No entanto, como já referido, esta comissão está suspensa até ao final de 2023, abrangido pelo Decreto-Lei n.º 80-A/2022. Como também poderá evitar essas comissões, fazendo entregas esporádicas ou pontuais de valores ou não aproveitar a descida das taxas de juro, como explicado anteriormente.
👉Avaliar a situação financeira familiar:
É importante garantir que a amortização não compromete a situação financeira familiar. Deve ter sempre uma reserva de capital que sustente as suas necessidades pelo período de 6 meses.
👉Ter em conta a necessidade de fazer outros investimentos:
É importante comparar o retorno da amortização com o retorno de outros investimentos, como aplicações financeiras, em caso de estarem a oferecer uma taxa de juro compatível. Se o seu crédito já se encontra numa fase de amortização de capital, não é uma boa solução liquidar ou amortizar de uma só vez, tendo em conta que poderá investir e consolidar outros negócios com capitais próprios.
Se está a ponderar amortizar o seu empréstimo à habitação, é importante analisar todos os fatores envolvidos para tomar uma decisão informada e certeira. Pode sempre contar com o nosso apoio e sugestão, para tomar a melhor decisão!
KEROCUIDADOS HOME
Investimento Imobiliário em Portugal
Contactos:
Email: kerocuidados.decor@gmail.com
WhatsApp: (+351) 933 288 131 (Chamada de rede móvel nacional)
Subscreva AQUI a nossa newsletter