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Como os bancos avaliam os clientes?

 

Avaliação Bancária


Qual a visão dos bancos em relação aos seus clientes?

Para os bancos, os clientes são o seu principal ativo. É através deles que os bancos geram receitas e lucros. Por isso, os bancos têm uma visão estratégica dos seus clientes, procurando entender as suas necessidades e expectativas para poder oferecer produtos e serviços que sejam relevantes e competitivos.

Como os bancos categorizam os seus clientes?

Todos sabemos que apesar de sermos tratados pelos bancos de igual forma, também temos a noção que somos categorizados por esses mesmos bancos, como em todos os negócios, como clientes. Essa categorização é influenciada por uma série de fatores, incluindo:

✒O risco de crédito bancário 

O risco de crédito é a probabilidade de um cliente não pagar um empréstimo ou outro produto financeiro, sendo um dos fatores mais tidos em conta. Os bancos avaliam o risco de crédito de um cliente com base no seu histórico financeiro, como histórico de pagamentos, dívidas e pontuação de crédito. Através de sistemas de análise de crédito, os bancos avaliam o histórico financeiro de um cliente. Estes sistemas usam informações de fontes públicas, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), para determinar o risco de crédito de um cliente.

✒A capacidade de pagamento: 

Os bancos também avaliam a capacidade de pagamento de um cliente, ou seja, a sua renda disponível para pagar empréstimos e outras dívidas. Os bancos consideram a renda total do cliente, bem como a sua renda disponível para pagar empréstimos e outras dívidas. Consideram também as despesas fixas e despesas variáveis, para avaliar a sua capacidade de pagamento. Ao avaliarem o histórico de crédito de um cliente, determinam se ele tem dívidas em atraso ou outras pendências financeiras.

✒As propriedades e bens dos clientes:

Os bancos também podem considerar as propriedades e os bens do cliente, como imóveis ou carros, como garantia para um empréstimo.

✒O perfil dos clientes: 

Os bancos também consideram o perfil dos clientes, como a idade, a profissão, a situação familiar e os hábitos de consumo, para avaliar as suas necessidades e expectativas.


Porquê os bancos categorizam os seus clientes?

O banco ao categorizar os seus clientes, está nada mais, nada menos, do que a personalizar os seus produtos e serviços, de acordo com as necessidades e expectativas dos seus clientes. Como exemplo temos o CA (Crédito Agrícola) que se foca em clientes agricultores e zonas agrícolas para investimento, temos a CGD (Caixa Geral de Depósitos), que sempre foi um banco que apostou em depósitos e poupanças, , o BPI (Banco Português de Investimento) que capta e aposta em investidores e projetos de investimento, etc. Os bancos usam a categorização dos clientes para melhorar a sua eficiência e eficácia. Através da categorização, os bancos podem oferecer produtos e serviços mais relevantes e competitivos aos seus clientes, melhorando a sua satisfação e fidelização.


A avaliação bancária de um cliente pode prejudicar a taxa de juros?

Sim pode prejudicar a taxa de juros a conceder ao cliente, bem como o prazo de pagamento e outros termos de um empréstimo ou outro produto financeiro. Os clientes com um bom histórico financeiro e capacidade de pagamento geralmente recebem melhores condições de crédito.


Siga alguns exemplos para que possa ter uma boa avaliação bancária: 

👌Mantenha um bom histórico financeiro e um salário estável, assim terá mais hipóteses de obter um empréstimo com uma taxa de juros baixa.

👌Evite ter dívidas em atraso ou um histórico de inadimplência, as hipóteses de lhe ser negado um empréstimo será mínimo. 

👌Em consciência, ofereça como garantia para um empréstimo, um imóvel ou uma propriedade, terá mais chances de obter um empréstimo com uma taxa de juros baixa.


Os clientes podem melhorar as suas possibilidades de obter um empréstimo ou outro produto financeiro com boas condições de crédito, mantendo um bom histórico financeiro e pagando suas dívidas em dia.

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