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quinta-feira
Quais são os Gatilhos Mentais para o Sucesso?
A chave do Sucesso
Todos nós temos um sonho de crescer e atingir o sucesso nas nossas vidas. Queremos realizar os nossos sonhos, superar os nossos desafios e ser muito felizes.
Mas como podemos fazer isso?
Como podemos transformar os nossos sonhos em realidade?
A resposta é simples: com dedicação, esforço e persistência. Não há nada impossível para quem acredita em si mesmo e luta pelo que quer.
Mas lembre-se que o nosso grande aliado é o nosso cérebro, ele comanda a vida, ele permite entender tudo o que nos rodeia, através dos 5 sentidos, olfato, tacto, visão, audição e paladar.
Já parou para pensar em construir uma carreira de sucesso utilizando gatilhos mentais que ativam os cinco sentidos humanos?
Vamos dar uma ajuda: que tal descrever um produto ou um serviço, utilizando certas estratégias que estimulam a curiosidade, a imaginação, o prazer e a memória do leitor ou ouvinte!
Os gatilhos mentais são estímulos que influenciam o nosso cérebro a tomar decisões de forma mais rápida e automática. Eles são usados em diversas estratégias de marketing e vendas para persuadir e motivar os potenciais clientes.
👉 Curiosidade: consiste em despertar o interesse e a vontade de saber mais sobre algo, usando títulos, perguntas ou histórias que geram expectativa.
👉 Benefícios: consiste em explicar o propósito ou a razão por trás de uma ação ou decisão, mostrando os benefícios e os valores envolvidos.
👉 Escassez: consiste em criar um senso de urgência e exclusividade, usando frases como "últimas unidades", "oferta limitada" ou "só hoje".
👉 Confiança:é a base dos relacionamentos interpessoais. Se confiamos numa pessoa, provavelmente vamos nos aproximar dela, deixar transparecer os nossos sentimentos e construir uma relação credível.
👉 Escuta activa: prestar atenção ao que a outra pessoa diz, demonstrando interesse e respeito pela sua mensagem. Fazer perguntas para esclarecer pontos, evitar julgamentos e interrupções, e responder de forma adequada, melhora os relacionamentos pessoais e profissionais, reduz conflitos, desenvolve a empatia e aumentar a compreensão mútua.
👉 Novidade: criar expectativas de que vai transformar algo para melhor, de forma realista e equilibrada. O potencial de prazer eminente no ser humano, faz gostar do que é novo.
👉 Prova social: vivemos em grupos e queremos nos sentir parte deles. Por isso, tomamos decisões com base no que as pessoas pensam ou nas expectativas que têm sobre nós. O Facebook é um exemplo deste gatilho, quem não tem Facebook?
👉 Reciprocidade: é condição humana retribuir o que recebe. Quando alguém nos ajuda, por norma sentimos a necessidade de oferecer algo em troca.
👉 Aversão à perda: perder ou ser derrotado é mais sentido, do que as próprias vitórias. No dia-a-dia são excelentes exemplos, o medo de perder dinheiro ao investir na bolsa de valores, mudar de emprego ou tomar qualquer decisão na vida, com medo de fazer a escolha errada e deitar tudo a perder.
👉 Humanização: transmitir expressões e sentimentos, criam empatia. Sorria sempre que falar com um cliente, mesmo que seja por telefone ou chat e demonstre o quanto é satisfatório receber a sua visita.
👉 Coerência: honestidade e transparência sobre os benefícios e as limitações do seu produto ou serviço. Não prometa o que não pode cumprir nem esconda informações importantes.
👉 Contador de histórias:quem não gosta de uma boa história? conhecer a marca, o seu percurso, os obstáculos, os desafios e tudo o que envolvam emoções inesquecíveis, que gerem identificação com o cliente.
👉Comunidade: pertencer a grupos e compartilhar vivências, promove as conexões entre os integrantes e é bastante motivador, facilita a troca de ideias e a criatividade para atingir objectivos comuns.
👉Simplicidade: tudo o que nos é apresentado muito complexo, tendemos a nos afastar. Tentar entender a complexidade exige muita energia e muito desgaste, por isso preferimos os caminhos mais simples e rápidos. O melhor é descomplicar a vida das pessoas, para poderem ter tempo para aquilo que lhes faz falta.
👉 Referência: muitas decisões que tomamos são influenciadas por referências, como a opinião dos outros, as experiências passadas, a comparação de preços, os mídia, etc. Estes fatores podem nos levar a agir de forma contrária aos nossos valores, interesses ou objetivos. Por isso, é importante desenvolver o pensamento crítico e a autonomia para fazer escolhas conscientes e responsáveis.
👉 Propósito: ter em mente as suas metas, muito bem definidas. Planear e por em prática com talento e dedicação as suas paixões. Contribuir para um mundo melhor com sentido de responsabilidade e dever cumprido.