As manchas de bolor podem aparecer em qualquer parte da casa, quarto, cozinha, casa de banho, salas etc. Mas em lugares mais húmidos como na casa de banho e na cozinha, costumam ser mais frequentes.
Isto porque para se desenvolver este tipo de fungo, são necessárias existir condições propicias para o seu desenvolvimento, humidade, calor e pouca claridade.
O primeiro passo a dar é descobrir o cerne da questão, ou seja qual o motivo que leva a zona a ficar com bolor ?
Podem ser vários os motivos e para cada um deles, existe uma solução:
✐ O ambiente é húmido e tem pouca circulação de ar
Quando cozinha ou toma banho, deve manter uma janela aberta, para promover a circulação de ar, sem que estabeleça corrente de ar. A sua saúde está primeiro. As paredes devem ser revestidas de azulejos até ao tecto. Uma solução que também pode recorrer em certas paredes da casa que costuma apresentar estes indesejados fungos é aplicar azulejos decorativos, para dar uma imagem agradável e evitar a constante limpeza.
![]() |
Forrar as paredes com azulejo decorativo |
✐ Existe uma fissura ou várias, nas paredes exteriores da casa
A reparação deve ser feita o mais breve possível, para impedir a passagem de humidade. Viabilizar o isolamento exterior e pintar com tinta impermeabilizante de exteriores.
✐ Entrada de água por uma frecha de uma janela ou porta
Reparar de imediato o equipamento que está a provocar a entrada de água, com silicones ou vedantes
✐ Condensação nas janelas
A condensação surge devido às diferenças de temperatura, entre o interior e o exterior da casa. A melhor solução é optar por janelas de alumínio oscilobatente de vidro duplo. Complementar com a limpeza dos vidros utilizando um limpa vidros antiembaçante.
✐ Infiltração devido a rutura de cano de água ou esgoto
Reparar urgentemente o foco do problema que está a provocar a infiltração. Nestes casos conseguimos saber se é motivado por um cano de água ou de esgoto, devido à coloração e ao odor. Caso seja um cano de água, a parede tende a apresentar uma mancha de água, sem odor, caso seja cano de esgoto a mancha é amarelada e acompanhada de odor intenso.
Qualquer medida que tome para sanar o problema deve sempre em primeiro lugar limpar a zona antes de pintar a casa, salvo a excepção se optar por forrar com azulejo, pois para ser aplicado o pedreiro vai ter que picar e preparar a parede antes da aplicação.
Para remover o bolor, deve vestir um equipamento adequado, para o efeito, como uma bata, luvas, mascara e uma viseira. Não se esqueça que deve manter o espaço muito bem ventilado, enquanto procede à limpeza. Se estiver gravida ou com crianças dentro de casa os cuidados têm que ser redobrados.
Existem vários métodos para eliminar bolores:
📌 Utilizar um pano húmido pulverizado com lixívia pura e água tépida.
📌Pulverizar a zona com vinagre de maçã, com 5% de acidez e deixar actuar durante 12 horas. Posteriormente limpar com um pano macio e água morna. Pode adicionar ao vinagre de maçã umas gotas de óleo da folha do chá verde ou óleo de melaleuca. As suas propriedades antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas e antibacterianas, promovem uma limpeza duradoura contra os bolores.
📌Limpar com água oxigenada, por ter propriedades antibacterianas e clareadoras é uma ótima opção.
📌 Limpar com toalhetes de limpeza de bebé, pois este método não remove a tinta e retira as manchas.
📌 Existem produtos no mercado, que combinam o spray e a espuma para remover eficazmente os bolores.
Este fungos são grandes inimigos do nosso sistema respiratório, podem surgir ou agravar patologias, como a asma, bronquites e causar alergias, não permita que coabitem consigo na sua casa.
Conte com Kerocuidados Home, os nossos imóveis têm selo de garantia.
Contactos
Email: kerocuidados.decor@gmail.com
WhatsApp: (+351) 933 288 131