Investidores impacientes, muitas vezes procuram o renascimento de um modelo de negócio em torno da eficiência e otimização de imóveis, avaliar o investimento e a repercussão de ganhos com "risco-off", sem ter que recorrer incessantemente atrás do elo mais fraco. Uma proposta para 2023.
Mas como agir e investir num quadro global vulnerável ?
As informações que nos chegam não são favoráveis, os receios dos investidores denotam-se, com a inflação e a subida da taxas de juro. Poderá ser uma boa oportunidade, investir no sector imobiliário, porque tenderá a aparecer no mercado produto, devido ao incumprimento e ou falência de famílias e empresas. No entanto com os preços dos imóveis a atingir preços record, pela escassez de oferta e o preço dos materiais de construção, bem como a dificuldade dos cidadãos reunirem às condições de crédito, os investidores ficam entre a espada e a prede.
Investimento - Venda de Imóveis - Concessão de crédito
"A inflação está caindo lentamente, mas o crescimento econômico permanece historicamente baixo e os riscos financeiros aumentaram." Pierre-Olivier Gourinchas
"Existem vulnerabilidades significativas entre bancos e intermediários financeiros não bancários. Em ambos os casos, as autoridades financeiras e monetárias tomaram medidas rápidas e fortes e, até agora, evitaram mais instabilidade." Artigo FMI
Basta ficar atento, com instinto empreendedor, agarrar oportunidades e assegurar as suas poupanças!
Voltamos à década dos anos 80 em Portugal, onde as pequenas e médias empresas eram vistas como investimentos robustos, criadoras de riqueza, prevaleciam os negócios de família, que eram construídos dentro de padrões de sustentabilidade económica e financeira, capazes de satisfazer vários membros da sociedade.
O individualismo, as multinacionais e as grandes superfícies, extinguiram este nicho de mercado. Onde os imóveis comerciais, tinham um enorme valor em relação aos habitacionais, pois eram eles com o seu negócio, o sustento da família. Recordo que rara era a construção nos anos 80, que não era composta por lojas no piso 0.