Pesquisar neste blogue

Translate

DESTAQUE

COMPRAMOS A SUA CASA EM PORTUGAL

  COMPRAMOS IMÓVEIS Dirigido a todos os proprietários de imóveis que pretendem vender o seu apartamento, moradia, garagem, loja, terreno, et...

Mais Procurados!

quinta-feira

DINHEIRO! O que é? Onde vive? Para que serve?

 

Como lidar com dinheiro?

Dinheiro é um instrumento de pagamento usado nas trocas comerciais, geralmente materializado sob a forma de moedas e notas, que é aceite por uma sociedade para pagar bens, serviços e todo o tipo de obrigações. Serve como um meio de facilitar as transações, expressar os preços e acumular riqueza. O dinheiro também está relacionado a tudo que faz referência a termos e posses econômicas, como ações, títulos, bens materiais e herança familiar.

O dinheiro tem origem nas trocas e câmbios que as pessoas faziam antigamente, usando mercadorias como sal, gado, cereais, etc. Com o tempo, surgiram as moedas de metal, que tinham um valor intrínseco e eram mais fáceis de transportar e dividir. Depois, apareceram as notas de papel, que representavam uma quantidade de ouro ou prata guardada em um banco. 

Hoje, em vez disso, temos dinheiro (moedas e notas) ou cheques, que "vive" em cofres, carteiras, bolsos ou até debaixo do colchão 😎

Ou simplesmente números em nossas contas virtuais, o chamado dinheiro eletrônico, ou seja, são sinais digitais que circulam entre contas bancárias e cartões. Portanto, o dinheiro "vive" nos sistemas financeiros e nas instituições financeiras.

O dinheiro tem diferentes nomes e valores em diferentes países, dependendo da moeda que usam. Por exemplo, em Portugal e na grande maioria dos países europeus usa-se o euro, no Brasil usa-se o real nos Estados Unidos usa-se o dólar, etc. O valor de cada moeda varia conforme a oferta e a demanda no mercado internacional, além de outros fatores econômicos e políticos.

O dinheiro é um grande símbolo de poder sim, ele permite que as pessoas tenham acesso a recursos, influências e oportunidades que estão fora do alcance daqueles que não têm dinheiro. Influencia as decisões das famílias, das empresas e dos governos sobre como gastar, poupar, investir ou especular. Muitas vezes o dinheiro controlar o seu percurso de vida.

Será que se consegue viver sem dinheiro?

Em teoria, é possível viver sem dinheiro, mas na prática seria extremamente desafiador. O dinheiro é o meio de troca mais comum atualmente e é usado para adquirir bens e serviços essenciais para a nossa sobrevivência, como comida, habitação, formação e saúde.

Embora seja possível adotar um estilo de vida mais minimalista e auto-suficiente, conseguir tudo o que precisamos sem dinheiro exigiria um grande esforço e uma mudança significativa em nossos hábitos e dependências atuais, na sociedade moderna.

Existem algumas alternativas ao dinheiro, como o escambo (troca direta de bens), participação em comunidades de troca, compartilhamento de recursos e uso de habilidades para obter bens e serviços. Também é possível depender de doações, seja de pessoas próximas ou de organizações de caridade.

No entanto, a maioria das pessoas depende do dinheiro para atender às suas necessidades básicas e, além disso, para estabelecer outras oportunidades e comodidades da vida moderna. É importante lembrar que ter um rendimento estável e acesso aos recursos financeiros é fundamental para garantir uma vida confortável e segura.

"Dinheiro é um bom criado, mas um mau senhor"


KEROCUIDADOS HOME


Investimento Imobiliário em Portugal

INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO
Seguro e Rentável 
  
COMPRAR
Apartamento com Terraço
Equipado e Mobilado
ALGARVE