Pesquisar neste blogue

Translate

Destaque da Semana

terça-feira

Como arrendar um Imóvel de forma segura?


Garantir um Arrendamento Imobiliário Seguro


Arrendar um imóvel em Portugal é uma opção popular, quer para quem procura casa para viver, quer para investidores que procuram fazer crescer o seu dinheiro. No entanto, é importante tomar medidas para garantir que o processo seja seguro e que os direitos dos proprietários e inquilinos sejam protegidos.


Dicas para arrendar um imóvel em segurança e de forma tranquila tanto para senhorios como para inquilinos.


O que devo fazer quando procuro casa para arrendar?


Dicas para Inquilinos que procuram casa para arrendar:


📌O primeiro passo é encontrar o imóvel que mais se adequa às suas expectativas e necessidades. Defina as suas prioridades, antes de começar a procurar imóveis para arrendamento, é importante definir as suas prioridades. O que é mais importante para si? Localização? Áreas? Preço?

📌Faça uma pesquisa pormenorizada. Depois de definir as suas prioridades, é hora de começar a fazer uma pesquisa. Existem muitos sites e aplicativos que podem ajudá-lo a encontrar imóveis para arrendar.

📌Visite os imóveis pessoalmente. Depois de encontrar alguns imóveis que parecem interessantes, é importante visitá-los pessoalmente. Certifique-se da sua localização, áreas, estado de conservação do imóvel, ambiente do condomínio e moradores locais. Isto lhe dará uma boa ideia geral de onde vai viver durante algum período de tempo.

📌Negocie o contrato de arrendamento com o seu futuro senhorio. Depois de encontrar um imóvel que adorou, é hora de negociar o contrato de arrendamento. Certifique-se que todas as cláusula e termos, descritos no contrato de arrendamento, incluindo a renda, a duração do contrato, as responsabilidades do senhorio e do inquilino e as condições de rescisão, estão de acordo com as garantias de segurança e tranquilidade que pretende cumprir e honrar. 
Faça-o atentamente antes de assinar. Caso tenha dúvidas, consulte um advogado e esclareça as suas incertezas.

📌Se tem dúvidas e algumas questões técnicas sobre as condições de conservação do imóvel, peça ajuda a um profissional. Ele poderá ajudá-lo a identificar quaisquer problemas com o imóvel. Tire fotos e faça um arquivo descritivo, para memória futura.

📌Pague a renda no dia acordado e cuide do imóvel como se fosse seu. O pagamento da renda em dia e o tratamento que dá ao imóvel é a sua principal responsabilidade como inquilino. Para além do mais, não se esqueça que é ali que escolheu viver.

📌Comunique ao senhorio quaisquer problemas com o imóvel. Se notar algum problema com o imóvel, notifique o senhorio imediatamente. Tire fotos e faça vídeos, envie por email e guarde em arquivo.


O que devo fazer antes de arrendar a minha casa?

Como proprietário, pode e deve exigir garantias de pagamento e de comprometimento sobre a forma como utilização e cuidam do seu imóvel, para aprovar e acordar um contrato de arrendamento, fiável e justo para ambas as partes.

Dicas para proprietários de imóveis que pretendem arrendar o seu investimento imobiliário 

📌O primeiro passo é anunciar o seu imóvel em plataformas especializadas para o efeito ou caso não pretenda ter trabalho com a divulgação e seleção de candidatos, o melhor a fazer é entregar essa tarefa a um profissional especializado no ramo imobiliário. 

📌Faça uma boa seleção de candidatos a inquilinos certificados para arrendamento. 

Para isso é preciso garantias de pagamento

✏ Documentos de identificação, para certificação de identidade, nacionalidade e fiscalidade.

✏ Declaração da entidade patronal, sobre o rendimento auferido e o tipo de contratualização em vigor. Isto para trabalhadores por conta de outrem. 

✏Declaração de IRS, para pessoas singulares ou IRC no caso de empresas, correspondente ao ano transato.

✏Faça uma pesquisa sobre os inquilinos, peça referências de senhorios anteriores. 

✏Caso os valores de rendimento apresentados pelos candidatos a inquilinos, suscite receios e inseguranças, exija fiadores idóneos, com apresentação de rendimentos capazes de assegurar o pagamento da renda, bem como dos estragos que possam ocorrer durante o contrato de arrendamento.


📌 É de extrema importância elaborar um contrato de arrendamento redigido e certificado por um advogado, para salvaguardar os seus direitos e deveres, durante a vigência do arrendamento. O grau de comprometimento de ambas as partes interessadas é mais eficaz e eficiente.

📌Peça um depósito de segurança. O depósito de segurança é uma quantia de dinheiro que o senhorio pode reter como garantia, em caso de danos ao imóvel ou de rendas em atraso. Este valor será descrito no contrato de arrendamento, bem como as condições de restituição.

📌Faça um registo fotográfico e vídeos do imóvel antes de entregar as chaves, para memória futura. Arquive em local seguro. Isto ajudará a evitar conflitos sobre danos ou perdas por tentativa de deturpar as circunstâncias e estado dos bens.

📌Pretende jogar pelo seguro e não correr qualquer tipo de risco, faça um seguro de proteção de rendas, ou seja, recorra a uma seguradora e simule um seguro, para o cobrir de eventuais problemas com inadimplências ou atrasos. Este encargo mensal poderá ser imputado ao inquilino ou ao senhorio, consoante o acordado.

📌Seja diligente com o seu investimento imobiliário, agende visitas periódicas ao seu imóvel, para garantir o cumprimento de zelo junto dos inquilinos.

Tomar estas medidas, pode ajudar a proteger-se de possíveis problemas com o seu arrendamento. Garantindo segurança e tranquilidade. 


A segurança do seu arrendamento começa aqui! Siga estas medidas para proteger-se e viva com tranquilidade. Se tem dúvidas não hesite em contactar-nos:


KEROCUIDADOS HOME

Investimento Imobiliário em Portugal

Contactos

Email: kerocuidados.decor@gmail.com

WhatsApp: (+351)  933 288 131 (Chamada para rede móvel nacional)